Projeto Jornada de Educação Tecnológica I inicia na próxima terça-feira (03)

- Publicado em 29/11/2019 às 09:30 - Atualizado em 29/11/2019 às 09:30

Prefeito Municipal de Guaraciaba Roque Luiz Meneghini juntamente com a Secretária de Educação, Cultura e Esporte Roseli Comin, assinaram na manhã desta quinta-feira (28) o contrato de prestação de serviço do Projeto Jornada de Educação Tecnológica I. Meneghini explica que as atividades do Projeto serão desenvolvidas no contra turno escolar, tanto matutino quanto vespertino, e que a primeira aula já inicia nesta terça-feira (03) na Sala 03 junto ao Centro de Multiplouso Armando Domingos Montagna. Neste primeiro momento foram disponibilizadas duas turmas de 25 alunos cada turma, tendo encontros semanais de quatro horas, totalizando 60 horas aulas.

O público alvo deste Projeto são alunos do Ensino Fundamental II, que compreendem do 6º ao 9º ano da Rede Municipal e Estadual de Ensino que residam no município de Guaraciaba. Meneghini explica que o objetivo deste Projeto é a introdução a robótica, sendo os conceitos, história e tecnologia por meio de estudos de mecânica e da produção, transmissão e transformação do movimento. Outra informação é que as parcerias realizadas são com o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para realização do Projeto.

Conforme explica o Prefeito esse Projeto é considerando que é básico na formação do cidadão, possibilitar o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita e dos cálculos, ter a compreensão do ambiente natural, das tecnologias, das artes, pois constituem os meios para aprender e se relacionar com o meio social, político e nos valores em que se fundamenta a sociedade.

Outra informação segundo Meneghini é que a meta II e a meta V do Plano Municipal de Educação já trazem em suas estratégias o fomento à tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras que favoreçam o desenvolvimento do aluno como um todo e subsidiam o acesso às tecnologias para os alunos e para o trabalho pedagógico. Além disso, ele explica que os alunos estão em uma idade onde é necessário ofertar praticas integrativas.