Romaria Nossa Senhora Caravaggio

- Publicado em 27/05/2013 às 00:00 - Atualizado em 15/04/2014 às 15:44

A fé por Nossa Senhora de Caravaggio é incondicional, uma fé de um povo que não mede esforços e acredita nos milagres e poderes da santa virgem de Caravaggio A devoção por Nossa Senhora de Caravaggio faz com que o devoto enfrente a chuva, o vento, o frio e a dor física para agradecer a graça atendida pela santa dos necessitados.

História

A cidade de Caravaggio, terra da aparição, se encontrava nos limites dos estados de Milão e Veneza e na divisa de três dioceses: Cremona, Milão e Bérgamo. Ano de 1432, época marcada por divisões políticas e religiosas.

Neste cenário de desolação, às 17 horas da segunda-feira, 26 de maio de 1432, acontece a aparição de Nossa Senhora a uma camponesa. A história conta que a mulher, de 32 anos, era tida como piedosa e sofredora. A causa era o marido, Francisco Varoli, um ex-soldado conhecido pelo mau caráter e por bater na esposa. Maltratada e humilhada, Joaneta colhia pasto em um prado próximo, distante 2 Km de Caravaggio. Entre lágrimas e orações, Joaneta avistou uma senhora que na sua descrição parecia uma rainha, mas que se mostrava cheia de bondade.

Vinda ao Brasil com imigrantes da Itália

A primeira missa foi celebrada na casa de Bernardo Sbardeloto, no morro de Todos os Santos no ano de 1878, na Paróquia de Dona Isabel, hoje Bento Gonçalves/RS.
A estátua de Nossa Senhora de Caravaggio que encontra-se no altar do Santuário Diocesano, foi fabricada no ano de 1885, pelo artista “Stangherlin”.

Itália

O Santuário de Caravaggio na Itália é um monumental edifício de culto situado no território de Caravaggio, na Lombardia, e dedicou adoração de Santa Maria da Fonte, que, segundo a tradição católica, apareceu nesta localidade em 26 maio 1432, antes da jovem camponesa Giannetta de 'Vacchi.

Farropilha RS

O atual Santuário de Caravaggio em Farroupilha (Rio Grande do Sul) foi construído na década de 1960. Ele substitui o antigo santuário e a capela construída em 1879. Possui uma das romarias mais tradicionais do Brasil, sendo que 2007 realizou sua 128ª edição reunindo mais de 280 mil pessoas. A Romaria de 2007, assim como as anteriores sempre foi prestigiado pelos governadores do estado do Rio Grande do Sul.

Guaraciaba

Neste ano milhares de pessoas participaram de 46 Romaria de Caravaggio. A Movimentação de romeiros iniciou ainda durante a madrugada de domingo (26), às margens da BR-163Ainda na madrugada romeiros se deslocam pelo meio acostamento da perigosa BR 163, enfrentam o trânsito intenso, com motoristas imprudentes, negligentes e sem paciência; para pagar suas promessas Cerca de 8 mil pessoas passaram pelo Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, localizado na linha Caravaggio, às margens da BR-163, no interior de Guaraciaba. A movimentação dos romeiros iniciou ainda na madrugada de domingo (26), onde muitos pagaram suas promessas percorrendo os cerca de 11km entre o município de São Miguel do Oeste e o Santuário a pé.

Movidos pela fé, os romeiros dividiram espaço com o trânsito intenso de veículos e enfrentaram o frio do amanhecer para acompanhar as missas das 6h, das 7h30 e a missa campal, com participação de diversos sacerdotes da região. O evento contou com ampla divulgação da imprensa local e regional.

(Crédito Euclides Staub)